Instituto Pensar - 100% futuro: empresa apresenta carro conceito totalmente reciclável

100% futuro: empresa apresenta carro conceito totalmente reciclável

por: Tainã Gomes de Matos


Foto Reprodução

BMW apresentou um carro conceito que está previsto para ser lançado no ano 2040. Esse pode ser um novo conceito de carro elétrico, 100% reciclável e feito de materiais sustentáveis. O i Vision Circular é um carro compacto de quatro lugares, mas com acabamento e equipamentos luxuosos. O nome ?Circular? não foi dado à toa. O projeto leva em conta os princípios da economia circular, que são repensar, reduzir, reusar e reciclar.

O design do automóvel é totalmente desenvolvido com material reciclável. Inclusive a bateria de eletrólito sólido. O número de peças, componentes, materiais e acabamentos de superfície foi reduzido, o que inclui o exterior, com a grade tradicional da BMW sendo substituída por uma superfície gráfica digital que incorpora os faróis.

O corpo é feito de alumínio secundário e não é pintado, para reduzir ainda mais o uso de materiais. O teto de vidro panorâmico ajuda a aumentar a quantidade de luz interna e, na parte traseira, há uma porta de vidro escurecido, que adota uma única barra de luz LED. A abertura das portas foi projetada para dar acesso mais fácil ao interior.

Até os pneus são ecológicos: são feitos de borracha natural cultivada de forma sustentável. O interior luxuoso também conta com materiais e processos de produção sustentáveis. Os assentos têm moldura de alumínio e estofamento de plástico reciclado.

O painel de instrumentos é uma atração à parte. Feito com uma estrutura impressa em 3D, ele é todo retro iluminado e se adapta ao gosto do usuário.A BMW não deu nenhuma informação técnica sobre o i Vision Circular, e garante que não há planos de produção para esse modelo por enquanto. Mas é provável que alguns dos detalhes de design e princípios de economia circular sejam usados ??nos próximos lançamentos dos carros elétricos da marca.

Leia também: Quantas startups de US$ 1 bilhão existem no mundo?

Por que o carro se chama Circular?

O nome "Circular? refere-se ao ciclo de vida dos componentes, que são 100% recicláveis, até mesmo a bateria de estado sólido. No interior, a BMW sugere que implementaria uma série de métodos ecológicos em todos os processos de design, desenvolvimento e fabricação, incluindo a omissão do uso de cromo e couro.

A fabricante alemã afirma que usará métodos de conexão inteligentes para materiais de interiores, para garantir que todos os componentes possam ser desmontados com facilidade no final da vida útil. Para tornar isso o mais simples possível, será usado materiais reciclados que não são mais colados ou feitos de material composto, aumentando a probabilidade de que o componente ou material possa retornar ao ciclo de produção da BMW.

Além disso, a BMW espera que o uso dessas conexões removíveis permita que os usuários do veículo substituam materiais ou peças individuais para manter o veículo atualizado.

Com informações do Olhar Digital



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: